quarta-feira, 11 de julho de 2012

Coleccionismo



Hoje vou falar de coleccionismo. Há os que coleccionam selos, pacotes de açucar, moedas antigas, cromos de jogadores da bola, barbies, legos...há ainda aqueles que coleccionam manias, namoradas, filhos...mas isso são outras coleções...

Não vou escrever sobre a minha coleção de  manias porque é vasta. Nem  vou escrever sobre a minha coleção de namoradas porque foram poucas. Podia escrever sobre a minha fantástica coleção de pacotes de açucar. Podia. Mas a minha mãe fez o favor de a destruir no decorrer de um grande jantar que deu lá em casa...onde não havia...imaginam o quê!!!!

A minha coleção (como já devem ter visto na fotografia) são miniaturas de ciclistas. Tinha eu 10 anos quando o meu pai me comprou nos bazares da perigosa rua direita, em Coimbra, um conjunto de cicilistas de plástico em miniatura. Íamos para a praia, fazíamos pistas na areia (jogo de estratégia com dados á mistura) e estávamos horas, perante os olhares de alguns miudos ávidos de serem convidados a jogar...

Pois essa coleção perdeu-se e mais de uma década depois dei por mim a querer recuperar as centenas de ciclistas que tinha. A tarefa tornou-se impossível em Portugal. Corri tudo. Fui a algumas feiras do brinquedo antigo...e nada. Quando visitava algum país tentava procurar...mas também nao encontrava.

Eis senão quando visitei este ano a capital do ciclismo: Paris. Alí encontrei várias lojas que vendem esses ciclistas ( alguns mais antigos a preços proibitivos). Com  a ajuda do Ebay ( há grandes colecionadores) e de informação que recolhi nas lojas que visitei, cheguei onde queria: tenho um dos 5 fornecedores europeus que pintam estas ministuras`á mão representando, por exemplo, o ciclista que ganhou a volta a França em 1960...e por aí fora. Já mandei fazer o Joaquim Agostinho e outras glórias do ciclismo. Posso parecer uma criança mas digo-vos que os meus fornecedores (coleccionadores) são 80% das vezes muito mais velhos do que eu.

Conclusão: já tenho mais de 100 ciclistas...uns em plástico, outros em metal. Gosto tanto deles que estão expostos em cima de um móvel lá de casa ( sim, a minha mulher não acha piada nenhuma). Gosto tanto deles que tenho medo de os levar para a praia e soltar a criança que há em mim: primeiro por vergonha e depois com medo de os partir.

Hoje, afirmo com muito orgulho que tenho uma coleção que em Portugal mais ninguém tem. Pena ter que  negociar os ditos apenas com ingleses, franceses, suiços e norte-americanos, que como imaginam têm um maior poder de comprar que moi meme.

Chamem-me maluco agora chamem...

Ps. A minha mulher ainda não sabe mas vão chegar via Suiça mais uma dezena deles para a semana...

G.

6 comentários:

  1. Boa tarde

    Será que me pode indicar onde posso comprar os ciclistas de plastico (iguais aqueles que se usavam para brincar na praia)

    Cumprimentos

    Luis Sá - luis.angelo.sa@gmail.com

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Luís Sá. Responderei por e-mail ao seu pedido.

    ResponderEliminar
  3. Olá bom dia também sou desse tempo e gostava de mostrar ao meu filho de 8 anos como eu brincava quando tinha a idade dele,será que me podia indicar onde posso comprar os ciclistas de plastico (iguais aqueles que se usavam para brincar na praia).

    Cumprimentos.

    Victor Maurício.
    vmauricio@gmail.com

    ResponderEliminar
  4. Íamos para a praia, fazíamos pistas na areia (jogo de estratégia com dados á mistura) e estávamos horas, perante os olhares de alguns miudos ávidos de serem convidados a jogar...

    Quando li este seu comentário vieram-me as lágrimas aos olhos, pois foi exactamente o que se passou na minha infancia.
    Não tenha vergonha de ir para a praia e soltar a criança que há em si pois se eu os tivesse a primeira coisa que fazia era ir direito a praia e fazer uma pista para brincar com o meu filhote.

    Cumprimentos .
    Victor Maurício.


    ResponderEliminar
  5. Caro Gin.,
    Como o Luis Sá agradecia a sua disponibilidade de me informar possível local de venda dos clássicos ciclistas de plástico. Como fiz muitas voltas na areia de Buarcos, gostava de brincar com os meus filhos também. Um abraço, Pedro
    pmfn@netcabo.pt

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde. Também já ando há algum tempo atrás destes ciclistas para brincar com o meu filho.
    Se fosse possivel gostaria que me indica-se uma loja onde ainda se vendem esta preciocidade.
    O meu mail é o seguinte:
    ricardoagferr71@gmail.com
    obrigado

    ResponderEliminar