segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Breaking News - The Newsroom is on air, and it's very good!



Ganhei um novo vício antes de dormir, e o culpado é Aaron Sorkin. 
O criador de "Os Homens do Presidente", que escreveu "A Rede Social" e "Moneyball", está de volta, e promete continuar a roubar-me uma hora de sono, todos os dias, durante os próximos tempos. 
Em "The Newsroom", Sorkin volta a fazer da retórica uma arma poderosa e distintiva. A série da HBO, que conta a história dos bastidores de uma redacção de televisão, tem tanto de brilhante como de utópica, jornalisticamente falando, coloca o jornalismo e a comunicação numa perspectiva muito interessante, e leva-me a dizer que trabalharia de graça naquela redacção. 

Algumas notas, por uma ordem absolutamente aleatória:

- Will McAvoy é o House das notícias. E Jeff Daniels é tão bom como Hugh Laurie. Só que fora do pequeno ecrã não tem o “british accent”, nem consta que toque piano, apenas guitarra (já gravou um álbum).
- Todos os pivôs gostariam de ter um “wing-man” como MacKenzie. E todas as produtoras-executivas gostavam de ter o bom ar de Mackenzie.
- A miúda mais gira não é protagonista, fala de economia. E é mesmo gira.
- O Director de Informação da ACN é o melhor do Mundo. Mesmo.
- A Atlantis Cable News é a televisão em que todos gostariam de trabalhar, mas onde estão os repórteres daquela tv?! Só há pivots, produtores e jornalistas online? Isso é um sinal?!... 
- O único jornalista que saiu da redacção para fazer uma história foi ao Egipto, passou o tempo (quase) todo da revolução no quarto do hotel, foi à rua dois minutos e levou um tareão, com direito a pedras e tudo...
- Ninguém tem tantas fontes como os jornalistas do "News Night". 
- A terceira miúda mais gira, Lisa Lambert, tem um papel absolutamente secundário, faz de namorada do "super-produtor" Jim Harper, e devia usar decotes (só) um bocadinho mais pronunciados. A segunda mulher mais bonita da série é MacKensie McHale - Emily Mortimer. 
- O Administrador é um idiota que não tem a mínima noção do que é o jornalismo e só está onde está porque é filho da dona do grupo que detém a ACN. Aí Sorkin apanhou tudo, é fidelíssimo à realidade (pelo menos a algumas).    
 - Se ainda não viram "The Newsroom" a vossa vida é mais pobre, mas, provavelmente, dormem mais do que eu.


T.

Sem comentários:

Enviar um comentário