segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Saudades da praia do Barril...



Nunca fui muito aficionado de praia e ficar a assar na toalha o dia todo. Sempre gostei mais da esplanada da praia onde passava  dias a jogar poker de dados, ao mesmo tempo que o meu corpo ficava mole com uma garrafa fresquinha de Muralhas...Depois sim, lá para as seis já podia assar (leia-se roncar) na toalha. Era um espetáculo bonito mas eu não me importava…
Hoje, a praia para mim é diferente. Há sempre muita logística e animação na areia, ou não tivesse uma filha que a cada dia que passa deve engolir 10 postes da EDP tal é a energia que emana daquele corpinho.
Mas aquilo que realmente tenho saudades não é das garrafas de vinho verde nem dos postes da EDP. Tem a ver com um comboio, caranguejos (aos montes), ondas q.b. e todo um areal…para brincar.
Falo-vos da Praia do Barril, em Pedras D´el Rei.  Tinha aí uns oito anos. Lembro-me da excitação de apanhar um comboio em direção ao areal. De boné, calção amarelo da Lacoste e de bola debaixo do braço lá ia eu…pouca terra, pouca terra, a observar os milhares de caranguejos e outras espécies, que nunca tinha visto mas que o meu pai (qual biólogo) tinha sempre uma resposta…mesmo que pouco avisada sobre o assunto.
Arranjei naquela praia muitos amigos da minha idade. Ali aprendi a fazer castelos na areia, a mergulhar sozinho sem medo, a sentir as primeiras "borboletas" de uma primeira paixão de criança (ainda hoje me lembro da cara dela…mas falta-me o nome)…enfim todas as coisas banais que fizemos em criança.
Quero voltar ao Barril. Desta vez troco a bola debaixo do braço pela minha filha ao meu colo. Sim morcela. Quero levar-te lá...mas nada de paixões ouviste?  
G.

Sem comentários:

Enviar um comentário