sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Independência, mas já!



Artur Mas anunciou que vai dissolver o Parlamento e convocar eleições na Catalunha.
É o povo, que encheu as ruas de Barcelona, que está farto, "chegou a hora de a Catalunha exercer o direito à autodeterminação". Dia 25 de Novembro lá vão eles às urnas.
Entretanto, muito se há-de discutir, com a eterna questão da produtividade da região versus a fatia de impostos que é obrigada a pagar à cabeça. No entanto, temo que, para não variar, os debates passem ao lado do essencial.
A Catalunha é a casa de um clube chamado FC Barcelona. Em caso de o resultado ser um claro sinal de que o povo quer deixar de pertencer a Espanha e tornar-se um país, em que campeonato vai jogar o colosso FC Barcelona?

Tenho ideia que um quadrangular com Espanhol, Girona e Réus é coisa para ser curto... E como fica depois José Mourinho sem um rival à altura para achincalhar? E Cristiano Ronaldo que já não pode ignorar Messi e não lhe dar um bacalhau? Tito Vilanova que não se poderá mais vingar e enfiar o dedo no olho do "Special One"? Casillas que se virá privado de abraçar Xavi na cara do treinador português, só para aborrecer?
São questões importantes, como já todos percebemos, mas há uma outra que assume contornos de decisiva para o futuro da Humanidade. O tal de FC Barcelona está para visitar o Estádio da Luz no dia 2 de Outubro, e de retribuir a gentileza a 5 de Dezembro. Ora, por este andar, os catalães deixam de ser espanhóis, abandonam o Euro, a UE e deixam de poder participar nas provas da UEFA. Não era de, à laia de medida preventiva, os afastar já? Ficavam a participar na campanha, lá em Barcelona, e não vinham jogar com o Benfica. E quando fosse a vez de o Glorioso ir lá... Ficavam em casa, que também é bom.
Todos ganhavam, os catalães que tinham os ídolos perto numa altura decisiva para o futuro da região/país, o Benfica que somava 6 pontos por falta de comparência e o dinheiro das vitórias, e os adeptos que se poupavam ao terror que é ver Jorge Jesus a mascar pastilha durante 180 minutos. Sobretudo estes últimos tinham mesmo muito a ganhar com tão sensata decisão.
Debata-se o essencial, e rápido, uma vez que até 2 de Outubro ainda o Carlos Martins se lesiona 4 vezes e lá tem o Enzo Pérez de jogar de início, o que, consta, já estará a deixar Iniesta com insónias...

T.

Sem comentários:

Enviar um comentário