terça-feira, 6 de novembro de 2012

FEFSS - pois, é isso...


Não há nada como acordar e ter logo boas notícias.
O que eu gosto de passar no quiosque e ver um bom número, bem gordo, a fazer manchete num jornal.
Ora, o de hoje é mesmo redondinho, bonito, e... coiso.
A carteira de activos do Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social desvalorizou, em 2011,   1500 milhões de euros. Vou repetir, e sugiro que o digam alto, só para verem como soa bem o número: 1500 milhões de euros.
O Fundo de quê?
Pois, esse.
O Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social foi criado para assegurar as pensões no futuro. Dá-se o caso de o futuro, precisamente, se encarregar de mostrar que o dito Fundo é duplamente mentiroso.
Primeiro, mente porque estabilização não é bem termo que se aplique a algo que perde rios de dinheiro todos os anos (sim, que este ano foram 1,5 mil milhões mas em 2010 foram mais de 400 milhões e em 2009 mais de 300 milhões...). Segundo, mente porque ao valer 8,8 mil milhões o dito Fundo serviria para pagar apenas oito meses e meio de reformas.
Querem saber em que consiste a carteira desse Fundo?
"Não!!!"
Mas eu vou dizer-vos na mesma. Só dois activos, para que tenham uma ideia mais concreta sobre onde anda a ser investido o dinheiro que descontam todos os meses. Dívida Pública Nacional e Dívida Pública Estrangeira. E agora, sabem quanto é que os títulos em que o Fundo investiu desvalorizaram só nestes dois tipos de títulos em 2011? Uns meros... 5,5 mil milhões de euros. Trocos...

Agora que já vos entediei ao ponto de quererem espetar-me um banano e já têm um nó no cérebro com tanto número, vão lá trabalhar para descontar mais uns euros para a reforma.



T.



Sem comentários:

Enviar um comentário