quinta-feira, 28 de junho de 2012

O outro lado do Portugal - Espanha

Nunca gostei de ver futebol num qualquer recinto patrocinado por uma bebida qualquer nem num restaurante cheio. O bom amante da bola tem duas opções: ou vai ao estádio ou vê em casa descansadamente. Assim não tenho que pedir licença a ninguém para sair da frente da televisão nem gritar para me trazerem uma imperial. Mais. Não levo com aquela malta que só vê futebol na altura dos Mundiais e dos Euros. É gente que não percebe o jogo, que não sabe o que é um 4-4-2 em losango e tem dúvidas sobre o que é um fora de jogo. Ouvem-se poucos comentários sábios. Ouvem-se muitos gritos (femininos) e sobretudo há pessoas que nem sequer imaginam que existe um Miguel Lopes, um Custódio...ou que o nosso guarda-redes suplente se chama Eduardo. Frases como “os laterais estão a subir bem”, há muito espaço entre linhas” ou mesmo, “falta um jogador volante à equipa” são "bocas" que não entram nesse tipo de espaços lotados.
Por outro lado, sempre fui muito mais adepto dos campeonatos de clubes. Aí destilam-se ódios, picam-se os amigos mais diretos, o coração bate mais forte…( que saudades tenho do Glorioso Benfica). Confesso que nos Europeus não existem grandes ódios aos adversários. Eu não consigo dizer mal dos espanhóis porque são os melhores do mundo. Eu não consigo dizer mal dos alemães só porque toda a gente detesta a Merkel. Resumindo, para mim, os “Euros” da vida só servem para entreter os amantes do futebol até começarem as pré-épocas dos clubes, os Torneios do Guadiana, as Eusébios Cup…
Por isso, vi o jogo em casa. Sozinho. Podia ter convidado alguém, mas tinha tudo programa para sítios barulhentos e cheio de histéricos aos gritos. Quer dizer, não estava sozinho. Estava com as minhas duas princesas. A mais pequena ainda só sabe o que é uma bola (ÁBÀ na linguagem dela). Já a mãe prefere uma boa dose de uma qualquer série americana que meta hospitais, do que a final do campeonato do mundo defutebol. “ Chama-me só para os penalties”, avisou-me. Pois foi o que fiz. Mas arrependi-me…simplesmente porque é mais uma que não sabe ver futebol, ou não me fosse fazer algumas questões no mínimo…é pá…deixa cá ver o termo…ridículas, pronto. “ E este sabe marcar penalties?” E agora nos penalties quem é que tem mais hipóteses de ganhar?” Eu lá salientava que “ isto agora é tudo sorte. Até o Maradonna falha penalties”. “ Sabes quem é o Maradonna não sabes?”. Ouvi um sim…envergonhado.

G.

Sem comentários:

Enviar um comentário