sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A décalage na avaliação, muito mais errada que certa



"Parece-me que existe, hoje, uma décalage na relação homem-mulher. Nós evoluímos e eles assistiram à nossa evolução, mas no fundo ainda estão a contar que sejamos iguais às mães deles. Acontece que as mulheres, hoje, não estão a tolerar uma série de coisas que elas toleraram. Por isso, quando nos queixamos, eles acham normal: a mãe também se queixava e continuou ali." in jornal "i", edição de hoje, 17 de Agosto 2012.

Marta Gautier é uma psicóloga que, para além de escrever livros, agora também se dedica à stand-up comedy. Não estou a ironizar nem a remeter para a tese supracitada, ela tem mesmo um espectáculo - "Vamos lá então perceber as mulheres... mas só um bocadinho". Nesse espectáculo, que tem estado esgotado desde Novembro, a psicóloga revela que todas as mulheres são desequilibradas, em entrevista ao "i" (tenta) explica(r) a tese.

Ora, algumas notas:

- Marta Gautier considera que as mulheres evoluíram e os homem ficaram a ver navios. Tiro no porta-aviões, barco ao fundo. Esta mania de que a evolução de uns se faz em prejuízo de outros tresanda a tique de "novo-riquismo", a fortuna mal sustentada. As mulheres evoluíram, pois claro, mas porque raio é que os homens não?
- Desconheço o tipo de mães com que Marta Gautier se relaciona ou em que se baseou para elaborar a iluminada teoria, eu posso falar pela minha que nunca teve grande pachorra para aturar "uma série de coisas", fosse do meu pai ou de outro homem, ou mulher, qualquer. A minha mãe sempre foi muito evoluída... Mas diga-se que o meu pai também não é homem de ficar a ver navios. Mais, os dois, quando consideraram que "uma série de coisas" tornaram a relação "intolerável" decidiram pôr-lhe um fim. Modernices.
- Resumindo as palavras de Marta Gautier é isto: os homens de hoje estão à espera que as mulheres, por muito que se queixem, nunca os deixem porque foi isso que as mães deles fizeram. Assim, procuram mulheres iguais às mães (e não é na questão de lhes lavarem e passarem a roupa e fazerem o jantar).
Preciso mesmo de escrever mais?...

Marta Gautier pode esgotar todas as plateias do mundo, eu não lhe acho muita graça, é mais desgraça mesmo...


T.

1 comentário:

  1. Blogger T.
    De facto verifica-se alguma diferença de actualização na relação homem vs mulher, não quero com isto dizer que o fenómeno é geral, é claro que há excepções.
    Mas ainda há muitos homens que continuam a pensar que o facto de colocarem sustento financeiro em casa lhes permite tudo, NÃO!!! Esse tempo já era, hoje em dia, a mulher conquistou a sua independência e com mais ou menos dificuldades já não precisa de aturar os “desvairos” do companheiro.
    Pois é aqui que o homem ficou mais parado no tempo, não percebeu que hoje em dia já não conquista ou “prende” a mulher pelo lado monetário mas sim pelo lado do prazer, pelo "lado" do que o dinheiro não compra. Lamentavelmente ainda há muitos homens (parados no tempo).
    A evolução foi geral e, até, nas relações humanas houve alterações resultantes deste progresso.

    ResponderEliminar