domingo, 6 de maio de 2012

Karin Knapp, a má



É a única prova de ténis portuguesa que conta para o ranking mundial. Durante todo o ano o país passa olimpicamente ao lado das grandes competições de ténis, mas no final de Abril/início de Maio instala-se a histeria total com o Estoril Open. De repente todos percebem de "ases", "smashes" e "volley's". O "wild card" e o "tie-break" passam a ser dialecto comum, e até o ranking de 4 ou 5 jogadores com nomes que não lembram ao diabo está na ponta da língua.
Agora que acabou, o país vai voltar ao normal, e o Grand Slam voltará a ser pouco mais que um modelo qualquer cabrio de uma marca francesa. O balanço há-de ser feito pelos "experts", mas eu não queria deixar de meter o "bedelho", claro(!), e denunciar a vergonha que aconteceu no Jamor.
O quadro feminino do Estoril Open costuma ser fraquinho. É assim, não vale de nada reclamar, todos os anos ganha alguém de quem nunca ouvimos falar até ali, os jogos são desequilibrados, a Michele Brito grita muito e joga pouco... Mas este ano havia uma particularidade que mudava radicalmente esta realidade: estava cá a Maria Kirilenko.
"É a nº1?!" - perguntam.
"Qual quê, pá, é a rapariga da fotografia!!!" Dá-se o caso de a russa jogar ténis, mas se fosse "petanca" valia na mesma um bilhete de 10 ou 15€, só para a ver baixar-se e atirar a bola.
Ora, Kirilenko devia ter uma cláusula especial que lhe deveria permitir ir até à final mesmo que perdesse os jogos todos. Não concordam?! Olhem lá outra vez para a fotografia, e agora imaginem-na à espera do serviço da adversária e a bater uma bola em esforço... já está? Posso continuar? Isso..
Dizia eu: a bem do desporto, Kirilenko devia ter jogado até ao fim, mas isto é Portugal, e o Mundo é injusto. A russa foi embora ainda o Ministro das Finanças não tinha dito duas frases. Caiu logo na 2ª ronda, frente a uma italiana, Karin Knapp, que é a nº 133 do Mundo (Kirilenko a 19). E aqui fica bem patente a incompetência dos organizadores deste torneio: então ninguém explicou a Knapp que não se ganha a Kirilenko?! Ninguém lhe disse que o Estoril Open não é bem um torneio de ténis, é mais um acontecimento onde uns engravatados gostam de ir almoçar e ver "gajas boas"?! E que Kirilenko é a melhor das "boas"?!
Sinceramente...


T.




Sem comentários:

Enviar um comentário